sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Confiar ou não nas pessoas?


                                                                  Por Pastora Beatriz Lago 


É tão interessante como utilizamos a palavra de Deus de forma conveniente sempre que precisamos!

Vivemos em um mundo onde ninguém mais confia em ninguém, a palavra não tem mais o mesmo valor de antigamente, quando era arrancado um fio de bigode para firmarem sua palavra em algum propósito comum. 
Hoje o que ouvimos é que não podemos confiar em ninguém e citamos o versículo 5 de Jeremias 17 que diz: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" 
Mas o que será mesmo que este texto quer dizer?

Será uma ordem de Deus para desconfiarmos de todos?



Esse versículo está muito mais ligado a confiança em nós mesmos e em nossa capacidade do que em nossa confiança em relação aos outros.  Quando confiamos ( esperamos )no homem (no pó) perdemos a nossa total dependência de Deus. Quando confiamos nos nossos atributos para alcançarmos algo que desejamos esquecemos de que nossa vida está totalmente nas mãos de DEUS.

Nossa confiança no homem não pode nos afastar de Deus. Não podemos colocar nossas expectativas nas mãos de pessoas tão limitadas quanto nós. Até mesmo em nossos relacionamentos! Confiamos, entregamos a nossa fonte de felicidade a pessoas que por natureza não podem supri-las.

Não fomos criados para sermos plenos em nós e por nós mesmos! Sempre faltará algo... A verdadeira fonte de felicidade está em uma comunhão com Deus e com o próximo. Sabendo que se nossas expectativas estiverem firmadas em nós ou nos outros, certamente nos sentiremos traídos mais cedo ou mais tarde.

Vejamos outro versículo:
“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós, faremos menção do nome do Senhor nosso Deus” - (Salmo 20:7). Carro fala de dinheiro e poder, e cavalo fala de força. Será nisso que estamos confiando? 

Quando confiamos(entregamos nossas expectativas) aos outros ou em nós mesmos, deixamos de buscar Aquele que nunca nos decepcionará e que sempre nos responde à altura.
Aliás, a "decepção nos lembra quem somos  e nos faz retornar a DEUS"!!

Como poderemos conviver em uma sociedade relacional de forma saudável se não houver confiança? Como podemos amar sem confiar? Quando a própria palavra de DEUS nos diz que o amor tudo crê ICo 13.4-8.

Confiar ou não nas pessoas? 

Existem coisas que podem ser confiadas a homem, outras somente a Deus!

Entregue suas expectativas em endereços certos...



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante a explicação sobre Jeremias 17. Quantas vezes usamos esta palavra de forma errada. Chega ser engraçado tamanha cegueira!