quarta-feira, 2 de maio de 2012

Intolerância e cristianismo juntos?



Tem sido cada vez mais comum vermos atitudes guiadas pela intolerância mascaradas por uma “Religiosidade” e até mesmo por defensores da ordem e dos  bons costumes.
Mas o que é intolerância? É uma prática desrespeitosa e preconceituosa que se autojustifica em nome de Deus. Voltaire, em seu Dicionário Filosófico, se perguntava: “O que é a intolerância?” E, respondia: “É o apanágio da humanidade”. "Estamos todos empedernidos de debilidades e erros; perdoemo-nos reciprocamente nossas tolices."

Desde sempre a intolerância caminhou junto com a religião como se fossem irmãs e amigas, excluindo, julgando, matando e deixando morrer. E quem disse que a intolerância é sinônimo de cristianismo? Quem nos tornou aptos a dizer que somos melhores?

Presenciamos todos os dias pessoas usando a bíblia, com versículos isolados, para justificar seus mais profundos e enraizados preconceitos. Descontando suas raivas em pessoas que deveriam ser amadas e atraídas á verdade. Não é essa atitude que Jesus espera de seus representantes aqui na terra! Atitudes como estas não atraem e não ganham a graça de ninguém!


Deus ama também aquele que não faz a Sua vontade.  Sim! Por mais difícil que seja de você entender, esse é o amor de Deus! “Mas Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é Deus de todos, israelitas e gentios (Rm 3.29)”. Prova disso é a forma como Jesus tratava os discriminados, Ele não os evitava pelo contrário, se oferecia para ir a suas casas, comia com eles e os conquistava com tanto amor, quando todos julgavam, Ele com uma atitude admirável perdoava e quebrava paradigmas tão imponentes na época. Falava com prostitutas, tocava nos leprosos, visitava ladrões... Sem contar que Ele morreu por nós quando éramos ainda pecadores. Isso é graça! Maravilhosa graça.

Precisamos mudar de atitude! Rever nossos conceitos e preconceitos que nada tem a ver com a palavra de Deus. Precisamos cair na graça do povo, reconquistar territórios perdidos, como a confiança por exemplo. Precisamos olhar pra nós mesmos e enxergar as nossas próprias deficiências.

Quem sabe se a libertação de muitos não está em um simples abraço ou uma frase como a que Jesus disse: “Eu não te condeno”?

Se não mudarmos de atitude nós é que nos tornaremos intoleráveis. 

Pra. Beatriz Lago

Um comentário:

Roseli Gomes disse...

Bom dia Pastora!
Adorei a abordagem, não é fácil provar às pessoas que você acredita e confia em Deus, mesmo não frequentando templos!!
Eu bem sei...

Bjins e muito obrigada pela visita!!

PS: Procuro vídeos em Português, mas não é fácil achar 365 vídeos em Português sobre organização

FLYRoBrasileira